3. BunsenLabs Linux A terceira distribuição Linux leve nesta lista é o BunsenLabs Linux, um sucessor do projeto Crunchbang. O BunsenLabs Linux é baseado no ramo Debian Stable, trazendo aplicativos modernos para o seu sistema de baixo custo. Esta distribuição fornece uma imagem de versão de 32 bits para sistemas de baixo custo e um sistema padrão de 64 bits para seu hardware comum. No núcleo, o BunsenLabds é alimentado por um gerenciador de janelas OpenBox pré-configurado com um impressionante painel tint2, Conky e jgmenu pré-configurados.
BunsenLabs Linux Esta é uma distribuição bem projetada, super rápida, estável e bonita para sistemas mais antigos.
Resumo do recurso:
Baseado na ramificação Debian Stable Gerenciador de janelas Openbox com painel tint2, conky e jgmenu Fornece um instalador de 32 bits Ajuda e suporte estão disponíveis através de fóruns oficiais
4. Lubuntu Lubuntu é famoso por ser uma distribuição Linux leve. É um sabor oficial do Ubuntu Linux que apresenta o ambiente de desktop LxQt leve. O Lubuntu oferece pacotes e tecnologia modernos do Ubuntu Linux, enquanto apresenta o LxQt para seu hardware de baixo custo. Embora possa exigir alguns recursos extras do sistema em comparação com outras distribuições nesta lista, ainda é uma distro Linux para hardware mais antigo.
Lubuntu Se você precisar de uma distribuição Linux moderadamente mais leve, estável e pronta para uso, escolha Lubuntu.
5. Linux Absoluto A quinta distribuição leve do Linux é o Absolute Linux, baseado no Slackware Linux. Esta distribuição empacota todos os aplicativos do dia a dia necessários em sua imagem do instalador para que você obtenha uma distribuição completa pronta para uso. O Absolute Linux apresenta o IceWM e o ROX Desktop, que oferece velocidade máxima ao usá-lo em seu hardware mais antigo. É systemd-free, o que oferece uma vantagem extra em relação a outras distribuições.
Linux absoluto Resumo do recurso:
Baseado em Slackware Sem sistema Empacota o software necessário Desenvolvido por IceWM e gerenciador de pacotes Slapt-get 6. Linux antiX Ainda outra distribuição Linux leve que queremos destacar é o antiX Linux. O antiX Linux é baseado na ramificação estável do Debian e vem com vários recursos atraentes. Em sua essência, ele usa as opções IceWM, Fluxbox e ROX Desktop, proporcionando uma experiência de desktop excelente e rápida. É totalmente livre de systemd e usa o sistema sysVinit e runit. O antiX Linux também oferece um instalador de 32 bits e tem quatro variantes – Full, Core, Base e net para diferentes casos de uso.
antiX Linux Recursos:
Baseado no Debian estável Fornece um instalador de 32 bits Systemd grátis Desenvolvido por IceWM e outros tipos de gerenciador de janelas 7. LXLE O LXLE Linux é uma versão da série Lubuntu LTS com um desktop LXDE em vez de um desktop LXQt. A escolha de aplicativos, instalador e outros recursos o torna uma distribuição perfeita para hardware mais antigo. É ideal para reviver seu sistema antigo com uma base Ubuntu-LTS estável e um ambiente de desktop LXDE rápido.
Linux LXLE No entanto, na minha opinião pessoal, sinto que o LXQt é um pouco mais rápido que o LXDE. Bem, esse feedback pode ser relativo e pode ser diferente para você. Não existem muitas distribuições Linux hoje que lhe dão um sabor LXDE. Por isso, é uma das distribuições Linux exclusivas e leves para seu uso diário.
8. Porteus Linux O Porteus Linux é um remix do Slackware Linux que apresenta o antigo ambiente de desktop KDE 4.0+ (antes da série KDE Plasma). Esta distribuição Linux super-rápida é perfeita para o seu hardware antigo porque é baseada no Slackware de ponta e oferece uma versão de 32 bits. Esta distribuição pode ser executada a partir do Live USB ou de um CD ou qualquer mídia inicializável e vem com apenas 300 MB de tamanho do instalador.
Se você ama o antigo KDE (como eu!) e a simplicidade do Slackware, esta é uma distribuição perfeita para você, até mesmo seu novo hardware.
Porteus Linux 9. Q4OS Q4OS é uma distribuição Linux exclusiva nesta lista. Ele tem como alvo os sistemas Windows mais antigos, que se tornaram obsoletos hoje. Muitos PCs mais antigos costumavam executar o Windows XP e o Windows 7. Eles não funcionam mais bem com o Windows e algumas distribuições Linux modernas porque o sistema operacional moderno e atualizado requer muito mais poder e recursos de computação.
O Q4OS visa esses casos de uso e oferece uma distribuição Linux bem projetada com recursos como um instalador de 32 bits, instalador do Windows, ambientes Trinity Desktop, temas pré-fabricados do Windows etc.
MX Linux 10. MXLinux A distribuição Linux final nesta lista é o famoso MX Linux que o faz marcar nos últimos tempos com suas características e singularidade. No entanto, duvidei se listaria o MX Linux como o leve. Porque, na minha opinião, é uma distribuição Linux de peso médio se você considerar seu sabor KDE Plasma.
MX Linux No entanto, ele possui alguns recursos que o tornam um candidato perfeito para distribuições Linux leves. O MX Linux é baseado na ramificação Debian Stable e criado com componentes antiX. Ele apresenta seus próprios aplicativos nativos do MX Linux para seu fluxo de trabalho adicional. Você obtém o KDE Plasma, Xfce e Fluxbox como opções de desktop.
Resumo e Conclusão Se você olhar de perto, a maior parte da distribuição Linux leve que listamos aqui é baseada no Debian Linux. É verdadeiramente o “Sistema Operacional Universal”. Ambientes de desktop Linux modernos como GNOME 40+, KDE Plasma com sistemas init Systemd não são mais compatíveis com hardware mais antigo. Além disso, à medida que a tecnologia avança, mais complexidade de software é introduzida, exigindo sistemas de ponta.
Dito isso, espero que você tenha uma ideia sobre quais distribuições Linux leves escolher para seu laptop ou PC antigo nesta lista. Cada um deles atende a gostos e necessidades diferentes com um objetivo: reviver seus sistemas mais antigos. Então, faça a sua escolha.
UM Abraço! Deixe-nos Seu Comentário.
Blog MLinux.