as 10 melhores distribuições Linux para programadores e desenvolvedores (em 2022) para ajudar em seu trabalho e projetos pessoais.
Os desenvolvedores ou programadores usam várias ferramentas e aplicativos para seus trabalhos ou projetos. Inclui editores de código, compiladores de linguagem de programação, complementos, bancos de dados, etc. Se você categorizar o fluxo de trabalho de um desenvolvedor moderno – ele contém um fluxo de trabalho típico conforme abaixo –
- acessando o repositório de código
- programação
- depuração
- testando
- implantando
E esse fluxo de trabalho típico pode precisar de uma ampla variedade de ferramentas. Uma lista padrão pode ser assim –
- Editores de código
- Editores de texto simples
- Navegadores da Web (todas as variantes para um desenvolvedor da Web)
- Mecanismo de banco de dados
- Um servidor local
- O respectivo compilador de linguagem de programação
- Depuradores
- Ferramentas de monitoramento ou criação de perfil (executáveis ou rede)
Indiscutivelmente, o Linux é a melhor escolha para programação em comparação com o Windows. Não estou comparando o macOS neste artigo por vários motivos. A principal razão para o Linux ser o melhor é porque os pacotes e aplicativos com tecnologia moderna vêm pré-instalados ou muito fáceis de instalar nas distribuições Linux do que no Windows.
Por isso, neste post, gostaríamos de listar as melhores distribuições Linux para programadores em 2022.
As 10 principais distribuições Linux para programadores em 2022
1. Estação de Trabalho Fedora
Talvez a distribuição Linux perfeita nesta lista seja o Fedora Linux. Sua edição de estação de trabalho padrão para desktop traz uma experiência autêntica de desktop GNOME com sua escolha de pacotes.
A instalação padrão do Fedora Linux oferece todos os principais pacotes de desenvolvimento prontos para uso. Eles incluem PHP, OpenJDK, PostgreSQL, Django, Ruby on Rails, Ansible, etc.
A instalação de aplicativos adicionais, como editores de código e outros pacotes, é super simples com o gerenciador de pacotes dnf. Você também pode aproveitar o Software, que é uma loja de aplicativos onde você pode pesquisar e instalar aplicativos com apenas um clique de um botão.
O Fedora Linux suporta Snap e Flatpak, e isso lhe dá mais flexibilidade. Você também pode aproveitar o repositório RPM Fusion no Fedora. O repositório RPM Fusion oferece acesso a muitos pacotes gratuitos e não gratuitos. O Fedora Linux não deseja incluir esses pacotes em seu repositório principal por licença e outros motivos óbvios.
Você pode conferir o mais recente Fedora Linux em seu site oficial abaixo.
2. Ubuntu Linux
A segunda distribuição Linux nesta lista é o Ubuntu Linux. Ubuntu Linux é a distribuição Linux mais usada hoje em servidor e desktop. O Ubuntu fornece uma versão de suporte de longo prazo com cinco anos de suporte oficial (mais outros cinco anos de suporte de manutenção) e duas versões de curto prazo por ano para usuários avançados.
Devido à sua popularidade, todos os mais recentes fornecedores de pacotes e aplicativos fornecem variantes do Ubuntu (.deb). A popularidade também traz suporte maciço em fóruns e documentação, perfeito para desenvolvedores, especialmente quando você está preso a erros durante a fase de desenvolvimento. Saiba mais sobre o Ubuntu no link abaixo.
3. abra SUSE
O openSUSE é uma das distribuições Linux mais estáveis e construídas profissionalmente usadas em sistemas críticos em todo o mundo. Esta distribuição Linux é uma solução para cargas de trabalho de nível empresarial que incluem desktops, servidores e thin clients.
Tem algumas vantagens sobre o Ubuntu e Fedora. Primeiro, tem duas variantes – Leap e Tumbleweed. O openSUSE Leap é uma versão de suporte de longo prazo (LTS) que oferece estabilidade atualizada. O openSUSE Tumbleweed é um software de lançamento contínuo que apresenta pacotes de ponta.
Se você precisa dos pacotes e suporte de hardware mais recentes para o seu desenvolvimento, o Tumbleweed é a sua escolha. Se você precisa de estabilidade e um sistema de longa duração com baixa manutenção, escolha o openSUSE Leap.
Uma das vantagens de usar o openSUSE para seu trabalho de desenvolvimento é o gerenciador de pacotes YaST. Você pode automatizar muitas atividades com facilidade usando o gerenciador de pacotes do YaST.
Além disso, o método de entrega do software openSUSE é excelente. Ele tem seu portal de software na web, que você pode visitar, procurar um pacote e clicar em instalar.
Se você tem um pouco de experiência em Linux em comparação com os novos usuários, escolha o openSUSE para seu trabalho de desenvolvimento.
4. Manjaro Linux
Manjaro Linux é uma distribuição baseada em Arch Linux que facilita a instalação do Arch. Ele é baseado no Arch Linux, mas traz vários recursos, como um instalador de GUI como Ubuntu ou Linux Mint, instalador pamac, seus repositórios com curadoria e muito mais. Manjaro vem em três sabores de desktop principais – GNOME, KDE Plasma e Xfce para atender a quase toda a base de usuários.
Se você deseja o Arch Linux e sua base de pacotes de lançamento contínuo para suas necessidades de desenvolvimento, mas não quer entrar nos aborrecimentos de instalar o vanilla Arch, o Manjaro é sua escolha perfeita.
5. Arch Linux
Embora o Manjaro e outras distribuições Linux de instalação fácil baseadas em Arch estejam por aí, você ainda pode querer sujar as mãos com a instalação vanilla do Arch com sua área de trabalho personalizada.
Isso é mais para desenvolvedores ou programadores avançados que desejam mais controle e um sistema operacional Linux personalizado criado para projetos ou necessidades. Nesses casos, você pode querer instalar o Arch Linux com seu desktop favorito para configurar seu sistema operacional de desenvolvimento.
Suponha que você tenha experiência em Arch Linux e computadores em geral. Nesse caso, esta é a melhor escolha entre todas, pois oferece controle total sobre cada pacote em seu sistema operacional Linux de compilação personalizada.
6. SO pop
O Pop OS (representado como Pop!_OS) foi desenvolvido pelo fabricante de computadores System76 para sua série de hardware. O Pop OS é gratuito e de código aberto baseado no Ubuntu. Ele segue o ciclo de lançamento do Ubuntu para sua base, trazendo ajustes adicionais, pacotes personalizados para os usuários.
O Pop OS é perfeito para programadores porque suporta nativamente muitas linguagens de programação baseadas no Ubuntu. Ela se comercializa como popular entre cientistas da computação e programadores por seu centro de software com curadoria, que possui uma seção dedicada com aplicativos para desenvolvimento e programação.
Além disso, o desktop COSMIC (desktop GNOME personalizado) no Pop OS oferece uma experiência única aos programadores com auto-tiling, uma linda paleta de cores, modo escuro nativo e uma ampla variedade de configurações.
Se você precisa de uma base Ubuntu e deseja uma distribuição Linux estável e amigável ao programador, escolha o Pop OS.
7. KDE Neon
Se você é um desenvolvedor que se sente confortável na área de trabalho do KDE Plasma e deseja um ambiente de desenvolvimento baseado em Qt, o KDE Neon é perfeito para você.
O KDE Neon é uma distribuição Linux baseada na versão Ubuntu LTS com o desktop KDE Plasma mais recente, pacotes KDE Framework. Portanto, no KDE Neon, você obtém a estabilidade do Ubuntu LTS com pacotes KDE de ponta com o Qt.
Esta é uma distribuição Linux perfeita se você precisa de um sistema rápido com aplicativos prontos para uso, uma interface de usuário amigável e grande suporte da comunidade.
8. Debian
Debian GNU/Linux não precisa de introdução. A ramificação estável do Debian é a base do Ubuntu e todos os seus derivados. Por isso, é um dos Linux primário e estável. E é perfeito para o seu ambiente de desenvolvimento porque oferece estabilidade máxima com suporte de vários anos.
Embora, a ramificação estável do Debian seja um pouco conservadora na adoção dos pacotes mais recentes. Os mantenedores do Debian verificam e mesclam cuidadosamente os pacotes porque o mundo inteiro (bem, quase) depende da estabilidade do Debian.
É um ambiente de programação perfeito para usuários avançados e administradores de sistema se você estiver procurando por um ambiente de desenvolvimento estável e de longa duração com baixo esforço de manutenção.
9. Kali Linux
O Kali Linux é desenvolvido pela Offensive Security voltado principalmente para hackers éticos e testadores de penetração que procuram vulnerabilidades nas redes. Ele vem com toneladas de ferramentas e aplicativos de hackers pré-instalados.
Ele pode atuar como uma distribuição Linux perfeita para programadores e desenvolvedores se você tiver experiência suficiente. Vá para o Kali Linux se você for bem versado em Linux com alguma experiência em navegar em torno de erros e dependências.
10. Opções do Fedora Labs
E a distribuição Linux final nesta lista são algumas combinações de distribuições Linux do Fedora Linux.
O Fedora Labs fornece distribuições Linux especialmente selecionadas para programadores, cientistas e estudantes com aplicativos pré-carregados, respectivos pacotes e utilitários. Muitas pessoas não estão cientes disso e, quando configurados adequadamente, podem atuar como uma distribuição Linux pronta e perfeita para você.
Aqui está um resumo deles.
Fedora Scientific
- Combinação de ferramentas científicas e numéricas de código aberto com a área de trabalho KDE Plasma.
- A lista de aplicativos inclui –
- Biblioteca Científica GNU para C/C++
- Compatível com MATLAB MGNU Octave
- Látex
- Sistema de Álgebra Computacional Maxima
- Gnuplot para desenhar gráficos 2D e 3D
- Biblioteca Pandas Python para ciência de dados
- IPython
- Pacotes para linguagens de programação Java e R
- Saiba mais sobre o Fedora Scientific e baixe-o aqui .
Fedora COMP NEURO
- Aplicativos e pacotes de neurociência de código aberto com o ambiente GNOME Desktop. Saiba mais e baixe aqui.
Pacote de Robótica Fedora
- A distribuição Perfect Linux combina os melhores aplicativos e pacotes de robótica de código aberto voltados para cientistas e programadores de robótica iniciantes e experientes.
- Saiba mais e baixe aqui .
Outras soluções do Fedora Linux incluem Fedora Security Labs , Fedora Astronomy e Fedora Python Classroom , que você deseja conferir.
Essas opções do Fedora Labs podem ser distribuições Linux perfeitas para projetos de programação ou para trabalhar em áreas científicas específicas.
Resumo
Então, como você escolhe o seu favorito entre esta lista das melhores distribuições Linux para programadores?
Se você não tem certeza e quer ter um sistema de desenvolvimento funcionando com o mínimo de esforço, vá para Fedora Workstation ou Ubuntu.
Se você tem tempo livre ou quer mais controle em seu sistema, como experimentar e se sentir confortável com erros ocasionais, então vá para sistemas baseados em Arch Linux.
O Pop OS também é uma boa escolha para novos desenvolvedores no ecossistema Linux. Para necessidades específicas, vá para as opções do Fedora Labs.
Espero que esta lista das melhores distribuições Linux para programadores em 2022 forneça algumas orientações sobre como escolher suas distribuições Linux favoritas para programação e desenvolvimento.
Um Abraço!
Blog Mlinux.