Falando do Fedora Linux, vamos dar uma olhada em alguns dos destaques desta vez. Como sempre, você deve certificar-se de que seu sistema esteja totalmente atualizado antes de atualizar de uma versão anterior. Desta vez especialmente, porque eliminamos alguns bugs muito importantes relacionados a atualizações nas atualizações F34/F35. A atualização do seu sistema para o Fedora Linux 36 pode falhar se essas atualizações não forem aplicadas primeiro.
Melhorias na área de trabalho
O Fedora Workstation se concentra no desktop e, em particular, é voltado para usuários que desejam uma experiência de sistema operacional Linux “simplesmente funcional”. Como de costume, o Fedora Workstation apresenta a versão mais recente do GNOME: GNOME 42 . Embora não forneça completamente a resposta para a vida, o universo e tudo mais, o GNOME 42 traz muitas melhorias. Muitos aplicativos foram portados para GTK 4 para melhorar o estilo e o desempenho. E dois novos aplicativos vêm no GNOME 42: Editor de Texto e Console. Eles são apropriadamente nomeados, então você pode adivinhar o que eles fazem. O Editor de Texto é o novo editor de texto padrão e o Console está disponível nos repositórios.
Se você usar o driver gráfico proprietário da NVIDIA, suas sessões de desktop agora usarão o protocolo Wayland por padrão. Isso permite que você aproveite a aceleração de hardware enquanto usa o compositor de desktop moderno.
Claro que produzimos mais do que apenas as Edições. O Fedora Spins and Labs tem como alvo uma variedade de públicos e casos de uso, incluindo o Fedora Comp Neuro , que fornece ferramentas para neurociência computacional, e ambientes de desktop como o Fedora LXQt , que fornece um ambiente de desktop leve. E não se esqueça de nossas arquiteturas alternativas: ARM AArch64, Power e S390x .
Melhorias no administrador de sistema
O Fedora Linux 36 inclui a versão mais recente do Ansible. O Ansible 5 divide o “engine” em um pacote ansible-core e pacotes de coleções . Isso facilita a manutenção e permite que você baixe apenas as coleções necessárias. Consulte o Guia de portabilidade do Ansible 5 para saber como atualizar seus manuais.
A partir do Fedora Server 36, o Cockpit fornece um módulo para provisionamento e administração contínua de compartilhamentos NFS e Samba. Isso permite que os administradores gerenciem compartilhamentos de arquivos de rede por meio da interface web do Cockpit, usada para configurar outros atributos do servidor.
Outras atualizações
Não importa qual variante do Fedora Linux você usa, você está recebendo o que há de mais recente que o mundo do código aberto tem a oferecer. O Podman 4.0 será totalmente lançado pela primeira vez no Fedora Linux 36. O Podman 4.0 tem um grande número de mudanças e uma nova pilha de rede. Ele também traz alterações de API incompatíveis com versões anteriores, portanto, leia atentamente a documentação do upstream .
Seguindo nossa base “ Primeira ”, atualizamos os principais pacotes de linguagem de programação e biblioteca de sistema, incluindo Ruby 3.1, Golang 1.18 e PHP 8.1.
Estamos ansiosos para que você experimente o novo lançamento! Vá para https://getfedora.org/ e faça o download agora. Ou se você já estiver executando o Fedora Linux, siga as instruções fáceis de atualização . Para obter mais informações sobre os novos recursos do Fedora Linux 36, consulte as notas de lançamento .
FEDORA 36 BAIXE AGORA!
Blog MLinux